domingo, 12 de fevereiro de 2012

21/01/2012 - J.A Salmos Parte II - A Descoberta












Davi teve um grandioso reinado, porém turbulento, mas jamais deixou de se ocupar da Torah. Conta a história, que todos os dias depois de suas funções de Rei, passava noite adentro em estudos e depois da meia noite, compunha seus cânticos, súplicas e louvores até o amanhecer, desta reverência ao Criador surgiu sua obra sagrada: os Salmos.Durante as batalhas ou muitas vezes em fuga, aflito e angustiado no deserto, sentia a alegria da proximidade com Deus e com a revelação da Shekinah fluíam de seus lábios os versículos. O rei Davi era descendente da tribo de Judá, portanto predestinado a ser rei. As tragédias de seu povo eram as suas próprias tragédias.
Salmo em hebraico é "Tehellim" que significa Hino, porém a palavra hebraica mais usada é "Mizmor". Portanto, os Salmos são cânticos, louvores ao Criador, pedidos de perdão, súplicas que revelam o sofrimento e as alegrias do Rei Davi e de seu povo, incluindo as guerras, tanto com o rei Saul como com o rei Absalão, seu filho.
Os Salmos também nos cantam a vida deste povo no deserto, nos oásis, suas tendas, os pastores que orientam seus rebanhos, as imagens de Jerusalém, com seus palácios e torres do magnífico Templo Sagrado.
Moisés transmitiu à humanidade a Lei, ou seja a palavra de Deus; Davi nos Salmos deixa o temor aos céus e ao estudá-los a alma do homem se comunica com as forças superiores, originando a "Techuva" ou seja, o retorno do homem à Deus.
O trabalho espiritual realizado com os Salmos, provoca a regeneração do homem, eles fornecem a energia vital para construir o Corpo Glorioso, sede do "Homem Espírito". A riqueza espiritual dos Salmos os tornaram as preces do Antigo Testamento. O Criador inspirou estes sentimentos, para que seus filhos tenham ante Ele a atitude de veneração e respeito necessária à todo aquele que deseja unir o céu com a terra e galgar os degraus da luminosa Escada de Jacó e mesmo em instantes de dor ou de angústia vemos a fé, a alegria e o louvor ao Criador.



Por Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário